Estudos Coloniais – Unifap

Conheça um pouco mais clicando na foto:

Membros do GESCAM

Membros do Grupo

Reunindo estudantes, docentes e pesquisadores de diferentes áreas, os membros do GESCAM constroem coletivamente um espaço de reflexão e diálogo sobre a Amazônia no período colonial.

Paulo M. Cambraia da Costa

Coordenador do Grupo

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Amapá. Atua no curso de Licenciatura em História e no Programa de Pós-Graduação em História, PPGH-UNIFAP.  Coordena o Laboratório de História Amazônica Colonial, LHAC-UNIFAP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e historiografia da Amazônia, História Colonial atuando principalmente nos seguintes temas: história, Grão-Pará, Amazônia, fronteiras coloniais e escravidão.

Yasmim S. Figueiredo

Graduanda

Graduanda no Curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amapá, atualmente Bolsista de Iniciação Científica do Programa Afrocientista da FAPEAP- com o “Projeto Presença Negra” Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá. Assim como também já desenvolveu atividades de pesquisa com (PIBIC-2024) e PIBID-Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (2022-2023). Membro do GESCAM- Grupo de Estudos Coloniais Amazônicos desde 2022 e Integrante do Laboratório de História Social do Trabalho na Amazônia- LEHSTAM (2024).

Júlio Cezar R. Gama

Mestrando do Programa PPGH

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP (2023) e atualmente é Mestrando em História (2025) pela mesma instituição e bolsista CAPES DS (2023-2025). No Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá-CEPAP foi Bolsista voluntário (2018-2019). Atualmente é membro do Grupo de Estudos Coloniais Amazônicos – GESCAM (2019-2025) no qual desenvolve atividades e também do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia- Lehstam (2023-2025) . Possui experiência na área de História da Amazônia colonial, concentrando seu enfoque nos seguintes temas: Religiosidade popular, Inquisição na Amazônia, Mundos do trabalho na Amazônia, práticas mágico-religiosas e Cultura popular.

Emille Amaral Fernandes

Graduanda e Bolsista LHAC

Graduanda do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integra o Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras (GPDD/UNIFAP), assim como o (GESCAM/UNIFAP) atualmente, é bolsista de iniciação científica no projeto “Pela Costa Setentrional do Grão-Pará: anotações, viagens e viajantes nas fronteiras franco-portuguesas da segunda metade do século XVIII” (2025), vinculado ao Laboratório de História da Amazônia Colonial (LHAC/UNIFAP).

Hugo Matheus Aguiar

Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo (USP)

 Mestre em História (2023) pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e graduado em História (2021) pela mesma instituição. Possui experiência na área de História da Amazônia colonial, concentrando suas pesquisas nos campos da História da Família e da História Social do Trabalho, com enfoque nos seguintes temas: arranjos familiares, Inquisição na Amazônia, trabalho indígena, sobrevivência cotidiana, transgressões, deslocamentos e conexões no Atlântico equatorial.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo